segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mini-Oficinas nos Jardins de Infância

Com o projecto Curiosidades do Nosso Mundo – Animais e Plantas pretende-se desenvolver nos seis Jardins de Infância do nosso Agrupamento, actividades denominadas por Mini-Oficinas, de iniciação à experimentação científica. Em cada Mini-oficina será abordado um dos seguintes animais:
·         Peixe
·         Gato
·         Cão
·         Passarinho
·         Grilo
·         Sapo
·         Mosca
·         Borboleta
·         Abelha
·         Galinha
·         Minhoca
·         Aranha
·         Caracol
As Mini-Oficinas obedecerão a um roteiro pré-definido, onde, após uma apresentação Multimédia acerca do animal, será trazido o animal respectivo à sala, para que cada criança o experimente através dos seus sentidos, e que perceba as suas características, ao nível da classificação, morfologia, locomoção, alimentação e comportamentos. Serão ainda estudados estes animais nos ecossistemas (aquáticos, terrestres e aquáticos) e a sua forma de reprodução. Ao longo dessa semana, serão exploradas histórias relacionadas com o animal em estudo.

Candidatura ao prémio da Fundação Ilídio Pinho

A Fundação Ilídio Pinho e o Ministério da Educação celebraram um Protocolo com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola". Este prémio visa motivar todas as crianças e jovens alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1º , 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, para a aprendizagem das ciências exactas – matemática, física, química, biologia, etc.

Este ano, o tema a concurso foi: Biologia/Ciências da Terra e da Vida.

O agrupamento de Escolas de Arrifana concorreu ao Concurso de Ideias com três projectos:

- Pré-Escolar - Curiosidades do Nosso Mundo
- 1º Ciclo -À descoberta do Ambiente Natural
- 2º e 3º ciclos - Dar vida ao rio


Dada a qualidade dos projectos, estes foram premiados em cada uma das categorias e passarão agora à fase seguinte: a fase de desenvolvimento.