quarta-feira, 18 de maio de 2011

JI da Igreja - A Borboleta

O Jardim de Infância de Igreja integrou o projeto da Fundação Ilídio Pinho Curiosidades do Nosso Mundo—Animais e Plantas. O animal a observar era a Borboleta.
As crianças visionaram um Power-Point com imagens e descrições das borboletas, do seu ciclo de vida e da sua alimentação.
Aprenderam que a borboleta começa como uma lagarta que nasce de um ovinho, que essa lagarta come muito até um dia se fechar num casulo; ficaram a saber que enquanto está dentro do casulo não come e que depois este se abre, deixando sair finalmente uma borboleta.
Aprenderam que a borboleta tem 2 pares de asas para voar, um tórax e um abdómen, uma cabeça com uns grandes olhos e uma tromba que serve para se alimentar do néctar das flores e que tem ainda umas patas que ao levar o pólen agarrado quando voam de flor em flor ajudam as plantas a reproduzir-se.
Como o Borboletário do Porto está encerrado não pudemos fazer uma observação directa tão rica como desejávamos, mas mesmo assim as crianças observaram uma borboleta que esvoaçava nas flores da nossa horta.
Foram realizadas outras actividades:
- Pintaram e recortaram uma borboleta para pôr no dedo e fazer “esvoaçar” enquanto cantavam a canção ”Borboleta Linda”.
- Fizeram registos em desenho do ciclo de vida da borboleta e das partes que a constituem.
- Fizeram, pintaram e recortaram, “Borboletas brilhantes” em cartolina.
- Trabalharam a história “A lagarta Zazá”.
O colorido e delicadeza das borboletas encantam as crianças que por isso aderiram com entusiasmo às actividades.


Curiosidades do nosso mundo borboleta
                  View more presentations from CienciaArrifana.

Sem comentários:

Enviar um comentário