quinta-feira, 12 de maio de 2011

EB1 do Bairro - O Grilo

Ao longo do mês de Maio, observámos e realizámos algumas experiências com animais. Com a ajuda dos nossos pais, fomos procurar grilos na terra e, com uma palhinha, fizemos cócegas e metemos os animais numa gaiola com comida.
Na sala de aula, observámos bem os grilos. Verificámos que têm um corpo todo preto, com uma pequena faixa castanha; têm 6 patas e duas antenas. Os grilos machos têm dois rabinhos e cantam muito, pois só assim conseguem encontrar namorada! Os grilos fêmea têm 3 rabinhos, ou melhor, têm 2 rabinhos e, no meio destes, existe um canal chamado órgão ovipositor. Estas são as grandes diferenças entre os grilos macho e os grilos fêmea.
Depois de os analisarmos, devolvemos os animais à Natureza, pois só assim, conseguem sobreviver!



As crianças gostaram muito desta actividade. Penso que a procura de um grilo com os familiares foi muito significativa para elas, bem como a descrição desse processo aos colegas.
À semelhança de outras experiências, as crianças gostam muito de tocar e sentir os animais. É sempre o momento de maior euforia entre todas, uma mistura de medo com curiosidade.
Relativamente à pesagem, medição e desenho, as crianças não sentiram dificuldades. Elas escolheram o grilo que apenas tinha cinco patas para que este não saltasse e facilitasse as tarefas.




1 comentário: