sábado, 7 de maio de 2011

EB1 da Igreja - o Porco


Dando seguimento ao projecto «Ciência na Escola», os alunos investigaram/observaram o porco.
Com o propósito de continuar a desenvolver a capacidade de observação e os diferentes sentidos através da exploração de situações experimentais relativas a este animal, foram planificadas e desenvolvidas actividades estimulantes e motivadoras, dentro do contexto sala de aula.
Para se realizar um trabalho com maior rigoroso e científico, convidámos o Dr. Alberto Ferreira, médico cardiologista, para explicar e mostrar aos alunos o funcionamento de alguns órgãos deste animal.

Como estratégia de motivação, foi convidada uma Encarregada de Educação para fazer a leitura da história: “Os três terríveis porquinhos”.
De seguida, e tendo por base as personagens principais da história, um elemento da comunidade trouxe à escola um leitão, para que os alunos pudessem observar as suas características de morfologia, locomoção, alimentação, comportamento…




Resposta à questão-problema, levantada anteriormente pelos alunos: “O porco terá os órgãos iguais aos do Homem?”,
No confronto de ideias, entre todos os presentes, surgiram novas questões, bastante pertinentes, notando-se grande envolvimento e motivação entre todos.



O estudo deste animal culminou com a realização de actividades lúdicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário